O ciclo lunar estende-se sobre 29,5 dias e corresponde a uma rotação completa da Lua á volta da Terra.
A Lua não produz luz por si mesma, mas reflete a luz do sol, daí a lua ter as suas faces diferentemente iluminadas. A que fica virada para o sol reflete a luz deste, a face oposta fica escura.
Quando a lua vira para a Terra a sua “face escura” estamos em lua nova, quando vira a sua face iluminada, estamos em lua cheia.
Entre a lua nova e a lua cheia: a lua cresce. É a faze crescente da lua.
Depois da lua cheia, a lua decresce: é a fase minguante.
Constrói-se em Lua Crescente.
Destrói-se em Lua Decrescente/minguante.
A lua minguante representa o período de envelhecimento e morte de todos os seres e coisas, é natural as mulheres menstruarem na lua minguante, pois seu óvulo não fecundado morre e é descartado nesse período. Na Lua Negra transformamos, na Nova criamos, na crescente colocamos em prática nossos objetivos, na Lua cheia eles se fortalecem e na lua minguante eles são ‘arquivados’, morrem para que possamos na lua negra iniciar todo o ciclo de analise, criação, expansão, fortalecimento e término novamente.
Nesse momento a Deusa percorre os portais até o submundo, ela é a Senhora, a Anciã que em breve será Rainha das transformações. Esse é um período de grande transição, nervosismo, conflitos, dúvidas são características muitos presentes durante a lua minguante. Assim como a Deusa percorre os portais entre os mundos, nós estamos no fim de um ciclo, finalizando por completo projetos e tendo a necessidade de começar a buscar por novos. É também um período de descanso, já que na Lua Cheia muito da energia foi desprendida...
MNEMOTECNICA:
Para saber se está em fase de lua crescente ou minguante, olhe para a lua e faça um traço “mental” nas duas pontas da lua.
Se fazendo essa linha você obtém um “b”: lua crescente.
Se fazendo essa linha você obtém um “d”: lua decrescente.
NA LUA NEGRA
ocorre nos três dias que antecedem a Lua Nova,a noite que antecede a Lua Nova, é um momento de total escuridão lunar. O astro não pode ser visto e sua energia agora é mais sombria e mais difícil de conectar-se.Nunca se deverão fazer rituais de magia branca, pois não terão bom resultado. Não tente!
É a fase lunar mais propícia aos rituais de magia negra.
NA LUA NOVA (ou lua negra)
INICIO da Lunação. A LUA se encontra em CONJUNÇÃO com SOL e nada do que podemos ver dela recebe iluminação; aparece um tênue contorno da Lua (como um halo). Ela nasce e se põe com o Sol e compartilham o mesmo signo.
A seiva se concentra no caule e nas raízes, por isso frutos e flores não estarão em boas condições para serem colhidos. É um período adequado para semear plantas medicinais e cortar madeira. Propicia a interiorização, germinação, fecundação e o recolhimento. Período de introspecção, indefinição, da busca de novos caminhos e não propício para decisões. Atrai a espiritualidade. Período neutro, ideal para a reflexão, amadurecimento dos anseios e a reavaliação de velhos valores.
Nesta fase far-se-ão os rituais que visam influenciar uma pessoa (magia de influência), lançam-se as maldições, os quebrantos e os feitiços negativos.
Para os mais experientes nas artes mágicas também se pode fazer a magia de retorno, devolver o mal a seu dono
A LUA CRESCENTE:
A seiva flui em direção as folhas, época boa portanto para transplantar e enxertar. A luminosidade da Lua começando a aumentar torna o período propício para semear tudo o que frutifica acima do solo, como frutas, grãos, flores; propício também para colher legumes e frutas lunares: pepino, melão, melancia.
Momento de definição, pois os sentimentos e emoções tornam-se mais claros e as atitudes mais objetivas. Os impulsos devem ser colocados em prática. Bom para intensificar os contatos sociais. Exerce atração magnética sobre todas as coisas expostas à sua energia. É a época ideal para traçar novos planos, investir em uma relação amorosa e plantar ervas mágicas. Verificar e solucionar questões, progressos financeiros.
Momento apropriado para a magia positiva.
É a fase ideal para se chamar as energias positivas e praticar os rituais de prosperidade, de sucesso em empreendimentos, de desejo sexual, de atração, mudanças positivas.
Os feitiços a praticar nesta fase são aqueles que visam atrair coisas boas para si.
NA LUA CHEIA:
Agora toda a porção lunar visível da Terra é iluminada. Enquanto o SOL se põe a oeste, a Lua Cheia surge no leste. Pode-se observá-la a noite toda
A seiva tem maior penetração nas folhas e nos frutos, acumulando-se nos brotos. Desaconselha-se assim efetuar-se podas. É a melhor fase para a colheita de frutos que estarão desta forma mais suculentos, para cultivar plantas de ciclo bienal, plantas com brilho, alcachofra e salsão. É o melhor período para a manutenção da Terra.
É o momento em que as energias se encontram no ponto mais alto ,o ápice dos poderes mágicos, e consequentemente produzem grandes influencias.algumas pessoas sensíveis inquietam-se nesta época,
Nesta fase se praticam todos os rituais e invocações de magia branca afim de aumentar os poderes psíquicos, extra-sensoriais, sonhos proféticos.
É o momento das iniciações, das consagrações e dos pedidos ás Deidades.Lua certa para executar tarefas e negócios importantes.
Fase ideal para todas as invocações ás Deusas Lunares, bem como para fazer rituais de fertilidade, e invocações aos espíritos. As pessoas estão mais abertas e receptivas nesta época, o inconsciente aflora e as ações podem se tornar agressivas. Os projetos iniciados chegam ao seu desenvolvimento máximo. Época portanto de expansão interior, recarregar energia e para fazer ritual do amor.
Nota: os pedidos para a lua cheia só funcionam nos 3 primeiros dias, pois após, a mesma já começa a minguar.
NA LUA MINGUANTE:
Agora toda a porção lunar visível da Terra é iluminada. Enquanto o SOL se põe a oeste, a Lua Cheia surge no leste. Pode-se observá-la a noite toda.
A seiva flui em direção ao caule e as raízes. Bom período para semear todos os tipos de raízes: cebola, nabo e batata. Esta fase é boa para a colheita, adubar, podar, cortar madeira para móveis, colher grãos e semear, exterminar as pragas e também podar ervas e plantas.
Período de transição, tendência para o recolhimento e avaliação do que já foi vivido. Os trabalhos iniciados devem ser terminados..
Na simbologia, Hécate é a lua minguante que simboliza o ciclo constante das energias humanas e divinas. É a representação da sabedoria adquirida pelo amadurecimento...
- É o momento de eliminar as influências negativas, desfazer feitiços, quebrar a má sorte, fazer exorcismos, banir tudo o que está mal.
- É o momento apropriado para a magia destrutiva, os encantamentos negativos
É o momento certo para desatar nós e por um fim pacífico em etapas, sociedades e relacionamentos.
Época ideal para iniciar regimes e dietas (1º dia da Lua minguante, no signo de Virgem). Percepção, abstração, pois a sensibilidade está a flor da pele, e é também um período propício para cirurgias.
FASES LUNARES
Toda FASE LUNAR, atinge sua plenitude no TERCEIRO DIA. Independente, ou dentro de suas “Sub-Fases”. É quando emana o máximo de energia, dentre outras, afetando fácil e positiva ou negativamente o inconsciente pessoal e/ou coletivo, sobretudo, em seus aspectos emocionais. Da mesma forma, influencia o corpo físico, no que se refere “aos líquidos do corpo” em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário