
PENTAGRAMA
O princípio criador é o phallus ideal; e o princípio criado é o cteis formal. A inserção do phallus vertical no cteis horizontal forma o stauros dos gnósticos ou a cruz filosófica dos maçons. Assim, o cruzamento de dois produz quatro, que, movendo-se, determinam o círculo com todos os seus graus. a é o homem; b é a mulher; 1 é o princípio; 2 é o verbo; A é o ativo; B é o passivo; a unidade é Bohas; o binário é Jakin
Pentagrama Esotérico é um símbolo e um instrumento de meditação e de trabalho interior. A estrela de 5 pontas devidamente paramentada com os símbolos sagrados é chamada de Pentagrama Esotérico, Pentalfa Gnóstica ou Estrela Flamígera.
O Pentagrama expressa o domínio do Espírito sobre os Elementos da Natureza. O signo do Pentagrama chama-se igualmente Signo do Microcosmo e representa o que os rabinos cabalistas do Livro do Zohar chamam Microprosopi,
O símbolo do pentagrama representa os quatro elementos: água, terra, fogo e ar coordenados pelo espírito.
Com este signo mágico podemos comandar as criaturas elementais que povoam as regiões do fogo, do ar, da água e da terra.
'O Pentagrama com a ponta superior virada para cima serve para afugentar os tenebrosos. O Pentagrama com a ponta para baixo serve para chamar .O Pentagrama colocado no umbral da porta com a ponta superior dirigida para dentro e os dois ângulos inferiores virados para fora não permitem a passagem dos magos negros.
O Pentagrama é a Estrela Flamígera. É o signo do verbo feito carne. Conforme a direção de seus raios pode representar DEUS ou o DIABO, o Cordeiro Imolado ou o Bode de Mendes. Quando o Pentagrama eleva para o alto o seu raio superior representa CRISTO e quando o Pentagrama eleva para o ar suas pontas inferiores representa Satã.'
O Pentagrama representa o homem completo. Com o raio superior para cima é o MESTRE. Com o raio superior para baixo e as pontas inferiores para cima é o ANJO CAÍDO.
Ao lado o Pentagrama com a ponta para cima é usado na Magia Branca para afujentar os tenebrosos. Pois desta forma o Pentagrama representa o Cristo ou o Homem solar com os Sete Corpos Solares constituidos.
“O Pentagrama é o símbolo do VERBO UNIVERSAL DE VIDA. Com certos mantrans secretos pode-se fazer resplandecer instantaneamente o Pentagrama.
Palavras Hebraicas do Pentagrama Esotérico
O TE-TRA-GRAM-MA-TON é um mantra muito sagrado e poderoso que encobre as quatro místicas letras da divindade: IOD-HE-VAU-HE. 
A Vara ou baqueta com suas três borlas alegoriza a coluna vertebral com os sete chakras desenvolvidos, os sete corpos creados e as três foras primárias: o Santo Afirmar, o Santo Negar e o Santo Equilibrar (Pai, Mãe, Espírito Santo).

No braço da esquerda vemos as letras Iod, Hé, Vau (ou V) e Hé formando, em linguagem alegórica, “Homem-Mulher-Phallus-Útero”, o Elohim individual ou Deus, cujo valor numérico é 8.
Próximo ao Selo de Salomão temos as letras Kaph, Thet e Resch, formando KTR ou Kether, a Coroa, o Ancião dos Dias, cujo valor numérico é 4.
Do outro lado, em baixo, temos as letras Phe, Heth, Dalet, significando: Pahad (medo), Pehad (severidade), Amor e Lei, Misericórdia e Justiça, cujo valor numérico é 2.
Outros Símbolos Inseridos no Pentagrama Esotérico
No vértice superior estão os Olhos do Espírito ou o Santo Oito e o símbolo de Júpiter, Pai dos Deuses. Uma alusão aos olhos do Criador, o espírito, o poder que coordena tudo e todos.
Nos braços está o símbolo de Marte, a força o símbolo astrológico e zodiacal do planeta Marte, representando a Força, ou a Energia pura da criação.
Nos pés, está a representação astrológica e zodiacal do planeta Saturno e da Magia Prática. É um dos principais símbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o próprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeição.
No centro está o símbolo de Mercúrio (a sabedoria), combinado com Vênus (a Estrela da Manhã).estes símbolos são amplamente encontrados na literatura alquímica e são representações astrológicas e zodiacais destes planetas. Localizados sobrepostos no centro da figura, referem-se à união dos pólos de onde surgirá o Caduceu de Mercúrio

O cálice significa o pólo feminino da criação. Na alquimia é utilizado para representar o elemento Água.O Cálice é o símbolo do Yoni, representando ainda a mente seminizada com a Luz do Cristo. A espada é o símbolo da Justiça, o Phallu, à vontade consciente. O hexágono do Mago representa o domínio do espírito sobre a matéria. Na alquimia está relacionado ao elemento Ar.O Selo de Salomão ou Estrela de David alegoriza as 12 constelações, o Andrógino Divino, os Elohim.
Pentagrama assume diversos significados de acordo com o contexto em que é encontrado. Neste caso, é a base do Tetragrammaton. Assim, podemos interpretá-lo como símbolo do "Homem Realizado". Isto é, uma representação da entidade humana evoluída em todos os estágios espirituais.
Sol e Lua Posicionados nas linhas verticais do Pentagrama, próximos ao centro da figura, o Sol e a Lua fazem referência aos pólos femininos e masculinos da criação, contidos em todos os organismos, incluindo o Microcosmos e o Macrocosmos.
Jehova -Esta inscrição hebraica é um tetragrama pronunciado Jehova (lê-se da direita para a esquerda), sendo mais uma das várias alusões ao "Nome de Deus".
Alfa e Omega são, respectivamente, a primeira e última letra do alfabeto grego. Esta é uma referência ao princípio e fim de todas as coisas. Alfa está abaixo dos "Olhos do Pai". Omega encontra-se invertido, na base do Caduceu de Mercúrio. Isto pode significar o caldeirão utilizado pelos alquimistas, ou ainda, o caldeirão (útero) da Deusa, para alguns ocultistas.
Binário -Localizados fora do pentagrama, os números 1 e 2 são referências à bipolaridade; isto é, uma representação de que todas as coisas possuem dois lados. Seguindo este conceito, podemos também compreendê-los como outra manifestação dos pólos masculino e feminino, início e fim, bem e mal, entre outros.
Logos é uma palavra grega que significa razão, mas também é interpretada como "fonte de idéias" e "verbo divino". Associado ao Tetragrammaton, os números 1, 2 e 3 representam respectivamente o Pai, a Mãe e o Filho. Também pode ser interpretado como a Tríade do Cristianismo (Pai, Filho e Espírito Santo) ou como o triângulo, amplamente encontrado nas tradições esotéricas.
Espada Flamejante- A "espada de fogo", dentro do contexto alquímico, representa o próprio elemento fogo. Porém, associado ao Tetragrammaton, assume o papel do pólo masculino e do pênis, símbolo de fertilidade entre as antigas tradições.
Báculo é o bastão comumente usado por Magos. Está dividido em sete escalas representando os estágios de evolução. Na alquimia está relacionado ao elemento Terra.
As razões dos segmentos lineares num pentáculo são todas iguais a PHI, o que faz deste símblo a expressão perfeita da Proporção Divina. Por essa razão, a estrela de cinco pontas sempre foi o símbolo da beleza e da perfeição associadas à deusa e ao sagrado feminino.
Símbolos Inseridos no Pentagrama wicca
O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa). Cada uma das pontas possui um significado particular:

PONTA 2 - TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.
PONTA 3 - AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência , ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.
PONTA 4 - FOGO: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.
PONTA 5 - ÁGUA: representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade. Portanto, o Bruxo que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.
O pentagrama é a forma mais simples de estrela traçada com uma única linha, sendo consequentemente chamado, por este motivo de “Laço Infinito”
COMO TRAÇAR O PENTAGRAMA NO AR COM A PONTA DOS DEDOS
Sabemos que através das pontas dos dedos tanto recebemos como transmitimos energia.
Se traçarmos um pentagrama no ar com os dedos estaremos criando um magnífico selo de defesa. O Dr. Jorge Adoum, médico, filósofo e esoterista afirma, em sua obra “A MAGIA DO VERBO”, o seguinte: “Desejamos, agora, fazer chegar ao leitor mais uma instrução, que consiste na união do gesto com o verbo, colocando dessa maneira, em suas mãos, o mais formidável dos poderes. “Terá de exercitar-se bastante até aperfeiçoar o sinal com a mão direita. Esse sinal é a Estrela Microcósmica. Deve-se, contudo, começá-la sempre, de cima para baixo.
“Os elementos obedecem ao aspirante e estão submetidos a este sinal quando este é empregado com inteligência. “O sinal em apreço cura as enfermidades próximas ou à distância. Pode ser traçado sobre um objeto do próprio doente. “Após traçar a Estrela Microcósmica é preciso selá-la com uma cruz ao centro”. Até aqui as palavras do Dr. Jorge Adoum.
traduzindo o tetragrama YHWH em letras hebraicas יהוה
יהוה
יָה - bigrama (YH) se pronuncia como Yah (Iá)
יהו - trigrama (YHW) como Yahu (Iáru)
O tetragrama YHWH é composto das seguintes letras hebraicas: יהוה. Vejamos a pronúncia das duas primeiras letras (YH): יה.
Clemente de Alexandria (150 a 215 D.C) e um antigo papiro grego apontam que a quarta letra do nome sagrado é “E”. Daí, YAHU + E = YAHUE (em português: Iarué ou Iaruê; em inglês: Yahueh).
Ao analisar inúmeros manuscritos contendo o nome de YHWH, concluiu o rabino James Trimm que a pronúncia correta é YAHUEH
Na alma do mundo, que é o agente universal, há uma corrente de amor e uma corrente de cólera. Este fluido ambiente e que penetra em todas as coisas; este raio destacado da coroa do sol e fixado pelo peso da atmosfera e pela força de atração central; este corpo do Espírito Santo que chamamos o agente universal, e que os antigos representavam sob a figura da serpente que morde a sua cada; este éter elétrico e magnético, este calórico vital e luminoso, é figurado nos antigos monumentos pela cintura de Isis, que se volve e resolve em laço de amor ao redor dos dois pólos, e pela serpente que morde a sua cauda, emblema da prudência e de Saturno. O movimento e a vida consistem na tensão extrema das duas forças
Fonte http://www.pistissophiah.org/vvvvvvv_pentagrama_28.htm
http://livrodabruxa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário